QUERO SER SÓCIO
BTT

BTT

BTT


Descrição do Percurso

Esta atividade é de cariz lazer ativo e de grande convívio entre os participantes, num trajeto em bicicleta que percorre alguns dos moinhos de do concelho de Barcelos, que outrora foram meios de subsistência das gentes e aldeias. Moinhos de água, moinhos de vento, moinhos a laborar, moinhos abandonados, moinhos assombrados, ruínas de moinhos, moinhos em ruínas, moinhos tenebrosos, moinhos secretos, moinhos enamorados, moinhos históricos… tudo num percurso em bicicleta, por trilhos, montes e vales de outrora, cravados de histórias, sinais e imagens únicas.

O património histórico, económico e cultural proporcionado pelos moinhos ainda existentes desenham um percurso verde, acessível a todas as idades, proporcionando ainda contacto com as aldeias e gentes embebidas em farinha moída nas grandes e pesadas mós de pedra, outrora um importante meio de subsistência.
 

Logística do Percurso e Controlo

O percurso terá uma distância de cerca de 45 Km, 1000m de desnivel acumulado e desenrola-se no concelho de Barcelos e Esposende.

O percurso é de dificuldade física e técnica média (dependendo das condições meteorológicas poderá a dificuldade ser alterada).

O local da partida e chegada será na Avª. da Liberdade - Centro Histórico de Barcelos (podendo ser alterado)

A prova será limitada a 1000 participantes.

Só é permitida a inscrição de participantes com idade superior ou igual a 14 anos.

Os atletas menores têm de enviar previamente Termo de Responsabilidade devidamente assinado pelo Encarregado de Educação juntamente com cópia do BI/Cartão do Cidadão deste.

Os participantes poderão completar o Trilho dos Moinhos num tempo máximo de 05.00 horas.

Existirão Postos de Controlo de passagem, sendo a passagem obrigatória. A falta de passagem em algum posto de controlo determina a desclassificação do atleta.

Cada participante terá o seu tempo cronometrado através de um sistema de chip electrónico intransmissível e de uso obrigatório, sob pena de desclassificação. Todos os participantes deverão passar sob o pórtico de partida, sob pena de o chip não ser activado e o seu tempo não ser cronometrado.

A atribuição do frontal será determinada pela ordem de pagamento, sendo importante notar que haverá uma zona especial reservada para convidados à frente destas grelhas.