Orienta-te no desporto e na vida. Se gostas de desporto, tens particular preferência pela natureza e não resistes a uma boa aventura, então a orientação chama por ti.
Aqui, exercitas o corpo e a mente. Fazes desporto, mas também é preciso raciocínio rápido e boa interpretação do mapa que levas contigo. Além de desenvolver aspetos comuns a outras modalidades, como o atletismo ou o trail, a verdade é que na orientação o atleta não se pode dedicar em exclusivo à corrida. Tem também de canalizar energias e aliar à componente física a lógica, a concentração e a memorização do maior número de elementos que puder quando para a marcha e olha para o mapa.
As provas de orientação decorrem, na maior parte das vezes, em florestas, longe do público, por isso, refere o coordenador da modalidade, José Silva, é fundamental haver um grande sentido de companheirismo e de entreajuda entre todos os intervenientes.
E já sabes, se gostas da natureza e de descobrir trilhos, enquanto te orientas por um mapa, junta-te aos nossos 30 atletas e vem praticar orientação connosco.
A equipa é treinada por Rafael Lima, um atleta que apresenta vários anos de experiência, quer a praticar, quer como técnico da disciplina.
Atualmente, a equipa de formação é reconhecida no panorama nacional. De realçar a excelente interação entre a equipa de formação e a equipa sénior, desenvolvendo a amizade, a aprendizagem e as boas práticas desportivas. E é de grande louvor e importância a dedicação e empenho dos jovens nas organizações dos eventos da modalidade, com uma entrega e dedicação únicas que em tudo correspondem aos objetivos lançados pelos Amigos da Montanha para o seu projeto de formação.
Todos os atletas estão filiados na Federação Portuguesa de Orientação, competindo para os Campeonatos Nacionais de Orientação, assim como noutras competições nacionais e espanholas.
> Treinos | 2ª, 4.ª e 6.ª feira, | 18h30 às 20h00
> Parque da Cidade | Barcelos
Informações: orientacao@amigosdamontanha.com
A voz dos nossos atletas
Carolina Vasconcelos
“A orientação é um desporto para todas as idades, com famílias inteiras a praticarem. E cada um pode andar ao seu ritmo. Aqui, tão importante como correr é saber ler o mapa. É uma espécie de caça ao tesouro. Valores como a amizade, o respeito e a interajuda são, sem dúvida, algo muito presente”.
Rafael Fernandes
“Orientação não é uma modalidade que se aprenda de um dia para o outro, mas depois de a entendermos, sentimo-nos mesmo bem. Temos atletas de várias idades e isso é muito engraçado, porque todos se ajudam e divertem”.