QUERO SER SÓCIO

Joracarsil Campeonato Nacional de Knock-Out Sprint de Orientação

Barcelos,08 deoutubro, 2024

Campeões nacionais foram conhecidos em Barcelos

Barcelos viu, no último fim-de-semana, centenas de atletas movimentarem-se pelas suas ruas de mapa na mão à procura do título de campeão nacional.  No sábado realizou-se o Joracarsil Campeonato Nacional de Knock-Out Sprint de Orientação e no domingo decorreu, ainda, uma etapa pontuável para Taça de Portugal Sprint. Nem a chuva intensa que se fez sentir demoveu os 400 atletas inscritos que proporcionaram dois excelentes dias de orientação.
A organização esteve a cargo dos Amigos da Montanha – Associação de Montanhismo de Barcelinhos, em parceria com o Município de Barcelos e com o apoio da Federação Portuguesa de Orientação.
O Knock-Out Sprint é uma prova que se disputa em escalão absoluto, por género (masculino e feminino) e tem duas fases: qualificatória e eliminatória. Podem competir no campeonato todos os atletas federados, com exceção das categorias de escolas e infantis.
Da parte da manhã os 200 atletas inscritos partiram, individualmente, divididos em 3 séries, e realizaram percursos semelhantes. Os 12 melhores tempos de cada série seriam apurados para a fase a eliminar, que se realizou durante a tarde em Arcozelo-Barcelos.
Estes 36 melhores atletas apurados competiram nos quartos-de-final. Cada uma das 6 séries contou com 6 atletas ficando apurados apenas os 3 melhores para a fase seguinte.
Nas meias finais, os 18 melhores atletas partiram em 3 séries e os 2 melhores de cada uma delas foram apurados para a final. Tal como nas duas fases, os 6 melhores atletas fizeram uma partida em massa. A classificação final atribuiu os títulos de Campeões Nacionais masculino e feminino.
Classificação masculina
1.º lugar e campeão nacional, Vasco Mendes do clube ADN Sesimbra com 7 minutos e 30 segundos 
2.º lugar e vice-campeão nacional, Ricardo Esteves do Clube Palmela Desporto com 7 minutos e 31 segundos
3.º lugar, João Bernardino do Clube Orientação do Centro, com 7 minutos e 51 segundos
 Classificação feminina
1.º lugar e campeã nacional, Leonor Ferreira do Clube ADN Sesimbra com 8 minutos e 41 segundos
2.º lugar e vice-campeã nacional, Alexandra Serra do Clube de Orientação do Minho com 8 minutos e 50 segundos
3.º lugar, Joana Canana do Clube Palmela Desporto com 8 minutos e 51 segundos
No domingo, 6 de outubro, decorreu uma etapa pontuável para a Taça de Portugal Sprint. A prova teve início no jardim junto à Câmara Municipal de Barcelos e terminou na frente ribeirinha de Barcelinhos, ligando as duas margens do Cávado e percorrendo já os novos passadiços junto ao rio.
Nesta prova urbana de orientação pedestre, a execução e pensamento rápido é crucial para obter um bom resultado. Foram 200 os atletas que, a correr ou a caminhar por Barcelos e Barcelinhos, realizaram esta prova.
Nos dois dias houve, também, percursos abertos disponíveis a toda a população, independente da idade e da experiência.
As classificações completas estão disponíveis em www.amigosdamontanha.com

Cartão branco premeia ética desportiva
A prova viu ainda ser atríbuido o Cartão Branco ao atleta Nuno Pires que, voluntariamente e com o seu altruísmo para com a organização do evento, deixou de fazer a prova da tarde para dar solução ao problema informático que se tentava resolver há mais de uma hora. “Ficou junto dos elementos dos Amigos da Montanha até chegarmos à manga da final, acompanhando todo o processo na elaboração das mangas das eliminatórias do Campeonato Nacional KO SPRINT”, salienta o diretor da prova.
Recorde-se que os Amigos da Montanha são uma entidade certificada pela Bandeira da Ética no desporto e uma entidade aderente ao Cartão Branco, podendo destacar atitudes de fairplay e ética desportiva no âmbito das provas. O Cartão Branco é um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos.