1200 a competir por trilhos deslumbrantes
Tal como nos últimos anos, na prova de BTT Ledechem Trilhos dos Moinhos, organizada pelos Amigos da Montanha, atingiu-se o limite de inscritos, com cerca de 1200 participantes que saíram na manhã do dia 17 de março, da Avenida da Liberdade, em pleno centro da cidade, percorrendo 45 quilómetros de vários dos trilhos mais encantadores do concelho de Barcelos.
David Vaz e Joana Barros vencem em Barcelos
Na prova principal, o vencedor foi David Vaz, da KTM Bike Portugal, com o tempo de 1h42m12s, seguido no pódio por Filipe Ramos, da Guilhabreu MTB Team, atrás apenas dois segundos. Em terceiro ficou Nelson Sousa, da Team Bike Brother, com o tempo de 1h45m51s.
Na vertente feminina, Joana Barros, da Spac, foi a mais rápida (02:15:08), seguida de Ângela Santos, MTB and Company/CAB (02:22:13). Tânia Almeida, da Biciborgas BTT, com o tempo de 02:36:14 completou o pódio.
Na vertente das bicicletas eléctricas, o vencedor foi Ricardo Dias, da Team Dias Alumínios, com o tempo de 1h33m, seguido por Manuel Vieira, da BTTPortodave, com 1h34m01s e de Sónia Araújo, da Fortunna/Tocandar, com 1h39m21s.
Secção de BTT em lugar de destaque
David Ferreira, Presidente Adjunto e Diretor da secção de BTT dos Amigos da Montanha realçou o trabalho incansável dos elementos de toda a secção. "Merece o maior destaque o trabalho da secção de BTT. Na definição e preparação de um percurso lindíssimo. Mas, sobretudo, nas últimas semanas, e em especial, no dia anterior à prova. Depois de semanas a chover intensivamente, o terreno estava, necessariamente, muito pesado, com zonas quase impossíveis de circular. No entanto esta equipa de voluntários “tratou o terreno”. Fez pequenos desvios de água, intervencionou zonas mais complicadas e fez com que esses trilhos continuassem a ser o desafio que os atletas procuram. Naturalmente, havia muita lama mas nada que prejudicasse o espetáculo. Por isso, tenho de dedicar a esse grupo todas as palavras que os atletas referiram na meta, salientando a organização, a preparação dos trilhos e a marcação exemplar".
Lembrando que a Associação de Barcelos celebra 25 anos de atividade, disse ser "precisamente este empenho e dedicação que temos de salientar, pois só assim tem sido atingido o sucesso ao longo dos anos. E a este grupo, junta-se mais uma centena de voluntários, entre diretores, associados, alunos, amigos que, com orgulho e motivação, fazem parte desta organização. Da mesma forma temos de agradecer a todos os parceiros e patrocinadores que, com o seu apoio, tornam a atividade desportiva possível. Também a estratégia no terreno já nos permite, quando passa o último atleta, ter imediatamente a seguir o terreno limpo de fitas e placas de sinalização. Dez minutos após o último participante cortar a linha da meta, todo o trabalho no terreno estava terminado", realçou.
Ética marca pontos
Por fim, David Ferreira fez questão de destacar uma das imagens de marca das provas dos Amigos da Montanha. "De salientar, mais uma vez a questão da ética com a atribuição de um cartão branco a Joana Barros que viria a vencer a prova no setor feminino. Com um participante a esquecer-se do capacete, sem o qual não poderia fazer a prova, disponibilizou prontamente o que usava e correu com o suplente, uma vez que este não servia ao outro atleta".