No último domingo, Barcelos foi palco de uma verdadeira festa do trail, com o sol e o bom tempo a acompanharem perto de 7 centenas de atletas que se inscreveram na 14.ª edição do Trail Amigos da Montanha. Este evento, que se destaca como um dos pioneiros da modalidade em Portugal, proporcionou um dia inesquecível repleto de desafios e paisagens deslumbrantes, tanto para os atletas como para o público.
Desafios para todos os níveis
Numa organização dos Amigos da Montanha com o apoio do Município de Barcelos, o Trail Amigos da Montanha ofereceu três provas competitivas, todas integradas nos circuitos nacionais de trail da ATRP, atraindo atletas de todo o país e do estrangeiro. O Trail Curto Martins & Filhos -16 km - foi ideal para aqueles que desejavam uma corrida rápida e intensa, enquanto o Trail Longo Crédito Agrícola Caixa do Noroeste - 32 km - desafiou os participantes com um percurso mais extenso e técnico. A verdadeira prova de resistência, o Trail Ultra Sidónios, de 55 km, atraiu os corredores mais experientes, proporcionando um teste rigoroso de habilidade e determinação.
Além das provas competitivas, o evento incluiu a Caminhada Águas de Barcelos, de11 km, não competitiva, que, este ano, conquistou um grande número de adeptos.
Participação em equipa e presença internacional
O Trail Amigos da Montanha acolheu um impressionante número de equipas, destacando-se as formações de colegas de trabalho. Uma equipa de um grupo hoteleiro contou com cerca de 50 participantes, mostrando a força do desporto como elemento de coesão e motivação entre colegas. Adicionalmente, o evento atraiu cerca de 70 participantes estrangeiros, sublinhando a popularidade do trail em Portugal. Entre eles, um grupo de cinco canadianos chamou a atenção ao competir na prova de 55 km, uma clara demonstração da atratividade e do desafio da competição. Também duas atletas da África do Sul, a passar férias em Portugal, não perderam a oportunidade de participar assim que viram o anúncio a esta prova. E, no final, confessavam que a participação foi a melhor opção que podiam ter tomado.
"O sucesso deste evento não seria possível sem o apoio inestimável dos nossos patrocinadores e, especialmente, dos cerca de 100 voluntários que, com a sua dedicação, tornam possível a organização de uma prova desta envergadura. O que mais ouvimos dos participantes é que o percurso é duro e técnico, mas muito bonito, sempre bem marcado, com voluntários prestáveis nas zonas críticas de travessia de estradas", destacou o diretor de prova, José Carlos Araújo.
O evento destacou-se, uma vez mais, pela organização de excelência, que garantiu a segurança de todos os envolvidos. Os participantes elogiaram a sinalização ao longo dos trilhos. Os pontos de abastecimento foram outro aspecto amplamente enaltecido. A união entre atletas, amigos e familiares criou um ambiente acolhedor e de celebração, mostrando que o trail vai além da competição, sendo também uma oportunidade para fortalecer laços e criar memórias.
Os Amigos da Montanha agradecem a todos os envolvidos por mais uma edição memorável e fica a expectativa para a próxima - a décima quinta - onde se continuará a desafiar os limites e a promover a paixão pelo trail.
Resultados
Na prova mais longa do evento, Sérgio Sá, representando o clube barcelense Águia de Alvelos, sagrou-se vencedor ao cruzar a linha de chegada com o tempo de 5h31m28s. Logo atrás, José Bernardez, do Olímpico Vianense, garantiu o segundo lugar com 5h40m24s, seguido de perto por Nuno Nunes do Clube Desportivo Feirense, com 5h40m28s. Os atletas que completaram o pódio foram Sérgio Carneiro, do EDL Trail, com 5h47m05s, e Marcos Ribeiro, do A.D. Nós Acreditamos, com 5h56m29s.
No setor feminino, Loreto Martinez, da AS Rias Team, foi a mais rápida, concluindo a prova em 7h30m20s. Patrícia Ribeiro, da EDV Viana Trail, ficou em segundo lugar com 7h34m57s, seguida de Paula Marques com 7h39m56s. Belen Vidal, do Azevim Nature, e Hanne Michiels completaram o top 5 feminino com tempos de 8h07m27s e 8h08m40s, respectivamente.
No Trail Longo, Bruno Ribeiro, das Águias de Alvelos, conquistou o primeiro lugar com um tempo de 2h52m03s. Francisco Fernandes, do Olímpico de Vianense, ficou em segundo lugar com 2h52m46s, seguido por Oihan Amurrio com 2h55m24s. No feminino, Fátima Melo, da Love Tiles, levou a melhor com 3h24m39s, seguida por Vera Barbosa, do NAST, com 3h26m18s, e Nataliya Popova, da HsantaMariaRT, que fechou o pódio com 3h49m20s.
João Ferreira, do Airorun, foi o vencedor do Trail Curto, cruzando a linha de chegada com 1h14m14s. Carlos Veloso, das Águias de Alvelos, garantiu o segundo lugar com 1h17m56s, enquanto Avelino Macedo, do Minho e Lima Trail, alcançou a terceira posição com 1h18m34s. Na corrida feminina, Amélia Loureiro, dos Viriathvs Runners Viseu, foi a mais rápida com 1h38m34s. Inês Amaral ficou em segundo lugar com 1h43m00s, e Natália Branco, das Águias de Alvelos, completou o pódio com 1h47m40s.
Os vencedores não apenas tiveram o privilégio de erguer o troféu do evento, mas também receberam prémios que certamente adoçaram a vitória. Todos os que subiram ao pódio poderão saborear agora O Pudim da TV, as doçarias da Confeitaria Pérola e os Chocolates Avianense. Com certeza, as lembranças dos pódios e os sabores dos prémios ficarão na memória de todos por muito tempo.